Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe este Site...




projeto fanfarra
projeto fanfarra

 

CENTRO EDUCACIONAL DE VILA CARDOSO-2014

 

 

Projeto-Fanfarra Escolar: Laboratório Teórico-Prático de Ensino e Aprendizagem

 

 

marivaldasousa@yahoo.com.br

 

 

 

Projeto-Fanfarra Escolar: Laboratório Teórico-Prático de Ensino e Aprendizagem

IDENTIFICAÇÃO

Cidade:VILA CARDOSO-CALDEIRÃO GRANDE-BA

 Unidade Escolar: CENTRO EDUCACIONAL DE VILA CARDOSO

Nome do Projeto: FANFARRA ESCOLAR: Laboratório Teórico-Prático de ensino e aprendizagem;

Carga horária: 30 horas semanal

Cronograma de Execução: Conforme calendário escolar em anexo.

Público Alvo: Alunos Matriculados na escola no ano 2014.

Instrutor:______________________________________????

Diretor: Maria de Fátima Gonçalves de oliveira

Coordenadora Pedagógica: Angélica.

Vice-diretoras; Marivalda Sousa Lima, Danúbia Almeida Feitosa;

Professores: todo corpo docente do Centro Educacional de Vila Cardoso 2014

Anexos do Projeto: Calendário Escolar para o ano letivo de 2014; Anexo do Projeto Político Pedagógico da Escola (Programação de Atividades da Escola); fotos de participações dos alunos para criação da fanfarra, reunião com os pais para socialização do projeto da Escola, Implantação do Projeto na Escola e Cópia da ata de aprovação do projeto pelo CEVC; Parecer da Assessoria Pedagógica de

Caldeirão Grande-Ba

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O Centro Educacional de Vila Cardoso, localizado no povoado de vila cardoso, zona rural do município de Caldeirão grande, possui 289 alunos distribuídos em turmas da 5ª série do ensino fundamental I, 1ª, 2ª,3ª série do ensino médio, contando ainda com duas turmas de Educação de Jovens e Adulto do 1º 2º segmento.

Com o objetivo de criar uma fanfarra, a vice-direção, juntamente com a direção, professores, funcionários e alunos, pais de alunos, comunidade local promoveram a idéia de prever uma ação no Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE) no ano de 2014, para a possibilidade de compra de instrumentos musicais, onde se sabe que mesmo sendo poucos recursos se conseguirá o apoio da secretaria de educação e prefeitura municipal já citada, para adquirir dezoito instrumentos de percussão. Como se sabe que os recursos podem chegar após o segundo semestre de 2014 espera-se inserir a compra desses instrumentos, para as festividades de sete de setembro, ficando assim uma grande perspectiva dos alunos e da equipe escolar, visto que, a prática da cidadania pelo exercício da participação em projetos coletivos melhora a auto-estima e isto trará reflexo imediato na qualidade de vida com importante retorno qualitativo para as organizações que estes participam. Considerando ainda que os processos de continuidade desta integração, que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e do seu papel contribuinte para esta filosofia de valores da vida, assim entenderão que esse evento em nossa comunidade através da escola, já não é algo isolado pensado por um e sim por todos que ali estão, proporcionará ainda mais a combater as distorções encontradas pelas crianças e jovens ao longo da vida escolar e até mesmo como cidadão em outras atividades futuras.  

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

 

Segundo os grandes teóricos da educação, o ensino-aprendizagem, desenvolve-se melhor, quando teorias aliadas à prática andam de mãos dadas, ou seja, o fazer é de suma importância para o processo educativo.

Neste sentido a fanfarra tornar-se-á um poderoso instrumento que auxiliará o fazer pedagógico por meio de atividades práticas, ao desenvolver as habilidades e competências dos educando. Este tem sido o grande foco de todos envolvidos.

 Este fazer pedagógico promove: Socialização na convivência com colegas de outras faixas etárias numa interação de respeito ao tempo e o espaço de cada um no desenvolvimento das atividades lúdicas;

  Desenvolvimento psicomotor do educando através das atividades lúdicas, assimilando ritmos, velocidade e tempo coordenados ao toques com os instrumentos, assim como o desenvolvimento da auto-estimo, ao sentir capaz de fazer aquilo que lhe dá prazer e sentir-se valorizado;

  Descoberta de padrões matemáticos: noção de seqüência, progressão, freqüência através da percepção e assimilação do número de toques ou batidas coordenados ao tempo e velocidade rítmicas aplicáveis na Matemática, de acordo com os níveis e etapas; contato com a História através da transmissão e reflexão crítica dos registros históricos no que tange à evolução dos instrumentos de fanfarra enriquecendo o sentido do fazer.

É importantíssima a presença da fanfarra escolar, como agente motivador para permanência do estudante na escola, ao trabalhar os fatores que torna o ambiente escolar prazeroso e mais significativo.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

 

 

Desenvolver as capacidades cognitivas emocionais e psíquicas do aluno, elevando a uma formação plena no sentido de torná-lo cidadão independente. Fazer com que o sentido didático da música compreendida possibilite aos alunos oportunidades de testar na prática toda teoria aplicada, colaborando para que a harmonia e a improvisação tornem-se realidade e abra novos horizontes aos alunos para que tenham maior compreensão da composição musical dos estilos musicais que compõem diversidade cultural.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

  • Resgatar primeiramente os valores da participação para a reconstrução de uma comunidade com ideais de cidadania;
  • Estabelecer uma nova proposta extracurricular aos alunos desta comunidade, visando assim à ampliação do conhecimento e da cultura, agindo como um bom modelo a ser seguido por aqueles que estão em fase de amadurecimento de sua personalidade;
  • Realizar integração dos trabalhos realizados no Projeto FANFARRA ESCOLAR: Laboratório Teórico-Prático de ensino e aprendizagem; com as disciplinas do currículo de cada turma da escola;
    • Garantir através do projeto Fanfarra escolar: Laboratório teórico-prático de ensino e aprendizagem, no centro Educacional de Vila Cardoso, a designação e/ou contratação de professor para exercer a função de instrutor regente;
    • Adquirir Instrumentos musicais, materiais didático e pedagógico para subsidiar os trabalhos a serem realizados pelos alunos e instrutor.
    • Atender no projeto um total mínimo de 120 alunos privilegiando todas turmas da escola.

 

 

 

 

CONTEÚDO A SER TRABALHADO

 

 

 

  • Aulas práticas e teóricas;

 

  • Primeiro conhecimento do instrumento a ser usado, parte por parte;

 

  • Manejo com baquetas;

 

  • Treinamentos de instrumentos de sopro;

 

  • Noções de repique em instrumento de percussão;

 

  • Marcação constante;

 

  • Treinamento de coreografia;

 

  • Noções de afirmação;

 

  • Conservação dos instrumentos;

 

  • Posturas;

 

  • Desenvolvimento psicomotor.

 

 

 

 

 

METODOLOGIA A SER UTILIZADA

 

                 Será empregada no projeto a forma de parcerias com todos os segmentos da escola. Serão realizadas inscrições para, posteriormente serem avaliadas as habilidades dos participantes, verificando assim o nível de pré-conhecimento dos alunos para uma melhor assistência, e trabalhar as dificuldades existentes.

Após o processo de sondagem de habilidades, serão distribuídos os grupos por faixa etária e categoria de instrumentos.

As aulas serão divididas em teóricas, onde o instrutor irá orientar sobre conhecimento dos instrumentos, partituras, ética, etiqueta social, postura, alinhamento, coordenação motora, conservação dos instrumentos e relação interpessoais; prática de ritmos através do desenvolvimento dos sons solicitados.

Serão utilizados equipamentos para exposição de aulas teóricas para apresentação de esquema de organização de pelotão, vídeos sobre posturas e técnicas de toque.

 

 

 

RECURSOS HUMANOS

 

 

Para execução do Projeto Fanfarra, será atribuída uma carga horária de até 30 horas semanais a um professor efetivo para exercer a função de Regente para Fanfarra. Caso a escola não possua um professor com este perfil no momento da atribuição, será celebrado contrato temporário com 30 horas semanais pelo período que corresponde ao ano letivo de 2014, com Técnico Administrativo Educacional para função de Regente para Fanfarra.

O Professor na função de Regente de fanfarra terá as seguintes atribuições, a saber:

  Responsabilizar se pelos Instrumentos Musicais patrimônio material do projeto;

  Organizar, manter organizado e limpo os equipamentos, sobre sua responsabilidade;

  Registrar todos os Instrumentos,  catalogando e sistematizando,

  Conhecer cada instrumento para orientar os alunos quanto ao seu uso e perfeição no  trabalho utilização nas apresentações;

  Identificar através de um processo seletivo de maneira exclusivamente técnica,  os alunos que devem atuar em apresentações da Fanfarra, dentro e/ou fora do âmbito da escola;

  Cumprir os cronogramas aqui apresentados, salvo em caso de mudanças, efetuadas com aprovação da direção, vice-direção, coordenação pedagógica com parecer do CEVC.

 

 

  Tornar público os horários de funcionamento dos ensaios afim de que todos tenham conhecimento;

   Estar diretamente envolvido em paradas cívicas, organizando e viabilizando os cronogramas juntamente com os demais professores e coordenação.

 

 

 

PÚBLICO ALVO

 

 

 

 

Alunos do ensino fundamental II, , 1ª, 2ª e 3º Ano do Ensino Médio, alunos da Eja do 1º e 2º ciclo, compondo um total mínimo de 120 alunos divididos em 4 grupos de 30.

 

 

 

ESPAÇO FÍSICO A SER UTILIZADO

 

 

Para realização de aulas teóricas, será utilizada uma das salas de aula da escola, adequando-a maneira de exposição de momento e aplicação dos conteúdos a serem trabalhados.

Para as aulas práticas, será utilizado o espaço da quadra poliesportiva do povoado, Campo de Futebol da Comunidade local, ruas do vilarejo e/ou o espaço livre existente no pátio da escola, de acordo com as condições de clima no momento.

 

 

 

INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS QUE SE PRETENDE ADQUIRIR;

      a- 5 Bumbos;

.     b-1 Surdos médio:

      c-3 Surdos Pequenos;

.     d-  9 Caixa de  Guerra;

e.       8 Tarol;

f.       1 prato;

g.      30 Talabares;

h.      34 Baquetas para caixa e tarol;

i.        10 Baquetas para bumbos;

j.        9 Baquetas para surdos;

k.      1 Apito ;

l.        1 kit contendo 21 chaves para manutenção de instrumentos;

 

 

 

 

RECURSOS FINANCEIROS

 

 

            Os recursos para realização do Projeto terão como origem:

 

  1. SEC;
  2. PDE ESCOLA;
  3. PDDE;
  4. Recursos próprios da Escola;
  5. Doações.

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

 Julho – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Maio – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Junho – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Julho – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

 

 

Agosto – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Setembro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Outubro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

Novembro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

 

Dezembro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

 

Janeiro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

 

 

Fevereiro – 2014

 

SEMANA

CONTEÚDO

Matutino

Vespertino

Noturno

Seg.

3hs.

3hs.

x

Ter.

x

2hs.

4hs.

Qua.

3hs.

3hs.

x

Sex.

2hs.

x

4hs.

Sab.

4hs.

x

x

A Carga horária semanal a ser cumprida será de 30 Horas, divididas entre os 3 períodos diários, caso o Regente para de Fanfarra seja um professor efetivo. Se houver necessidade da contratação de um Técnico Administrativo Educacional para o exercício da função, a carga horária será a mesma, sendo 26 horas divididas entre Segunda, terça, quarta e sexta-feira e mais 4 horas ao sábado. Os horários acima descritos poderão sofrer alterações desde que seja necessário para intensificar ensaios como períodos vésperas de eventos que a fanfarra esteja diretamente participando e de conformidade com autorização da Direção e parecer Coordenação Pedagógica da Escola.   O aproveitamento do sábado será exclusivamente para ensaios, pois como a escola não trabalha com outras atividades, será trabalhado com mais intensidade os treinos práticos, desde que isso não afete em prejuízo a participação dos alunos. Caso isso ocorra, ficará a cargo da direção estipular horários compatíveis para participação de todos envolvidos no projeto. 

 

 

QUADRO DE HORÁRIOS

 

QUADRO DE HORÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

Quadro de horários de funcionamento do projeto

 

Matutino

Vespertino

Noturno

Segunda

Das  8 às 11 hs

Das 13 às 16 hs

x

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Terça

x

Das 13 às 15 hs

Das 18 às 22 hs

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Quarta

Das  8 às 11hs

Das 13 às 16 hs

x

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Sexta

Das 7 às 9 hs

x

Das 18 às 22 hs

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Sábado

Das 7 às 11 hs

x

x

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Subtotal

12 horas

8 horas

 8 horas

Total geral

30 horas semanais

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

            Será verificado se o projeto está atendendo ao disposto no Projeto Político Pedagógico da Escola, conforme consta do mesmo, no Item Programação de Atividades da Escola e se de fato estará concorrendo para elevar a consciência cívica cidadã dos alunos envolvidos no mesmo.

Em um segundo momento, a avaliação ocorrerá de forma paralela ao desenvolvimento das metas estabelecidas, aonde venha discorrer sobre a necessidade de fazer algum tipo de intervenção para garantia dos resultados aqui propostos de acordo com os objetivos propostos. Também ocorrerá ao final de cada bimestre letivo, a apresentação de um roteiro pelo instrutor da fanfarra, demonstrando os tópicos que já apresentam resultados positivos e os problemas até então apresentados, onde será avaliado e revisado juntamente com o CEVC, Direção e Coordenação Pedagógica para possíveis mudanças na programação.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_287411.shtml

 

 

www.educerrado.com.br/PROJETO_FANFARRA_2009%5B1%5D.doc

 

ANEXOS

 

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DA ESCOLA PPP

 

Programar atividades de lazer, envolvendo a comunidade escolar. Atividades tais como:

  Grupos de dança típicas e folclóricas;

  Peças teatrais;

  Desfile Cívico de 7 de Setembro com participação da fanfarra da escola;

  Poesias e contos;

  Excursões;

  Comemorações cívicas e recreativas;

  Jogos;

  Organizar feira de Ciências (cultural);

  Selecionar material didático-pedagógico para montagem de uma oficina de matemática;

  Reuniões Pedagógicas;

  Reuniões bimestrais de pais e mestres;

  Feira de Criatividades Artísticas;

  Desenvolver projetos integrados para os ciclos;

  Culminância e avaliação dos projetos;

  Encontro da família na escola;

  Gincana da integração;

  Palestras diversificadas;

  Análise dos resultados e rendimentos escolar bimestral;

  Formatura do Ensino Médio;

  Festas das Mães;

  Festas dos Pais;

  Festa Junina.